sexta-feira, maio 24

A ORIGEM DAS DOENÇAS

É permitido ao homem usar livremente o seu espírito, para pensar, refletir, imaginar o que quiser, mesmo que transcenda os limites do bom senso. Pode inclusive imaginar coisas ruins a bel-prazer. Mas, se pode usar a liberdade desta maneira, será melhor usá-la para servir as pessoas.

O corpo é um empréstimo de Kami, e deve ser utilizado para levar aos outros o contentamento e a alegria de viver; essa deve ser a base de nossas vidas. Porque ajudar as pessoas é o que Kami mais deseja, e ao correspondermos a Sua vontade estaremos mais próximos da Sua presença. Qualquer um que faça boas ações se sentirá bem e receberá do Criador as graças divinas.

Existem momentos em que nós sofremos por causa de problemas e doenças inesperadas. Mas essas doenças e problemas são todas manifestações de nossas atitudes egoístas como as oito poeiras espirituais, por não agirmos conforme à razão do céu. 

As oito poeiras são: mesquinhez, cobiça, ódio, amor-próprio, rancor, raiva, ambição e orgulho. Além destas,  inclui-se também a mentira e a lisonja. É importante não acumularmos poeiras espirituais, assim como não termos atitudes que causem nas outras pessoas as poeiras, pois essas atitudes também são poeiras espirituais que vamos acumular.

Por não estarmos vivendo de acordo com a razão do céu, acumulamos no dia-a-dia as oito poeiras sem perceber dando origem as doenças e aos problemas. As poeiras podem ser espanadas, e assim tornar limpo o nosso espírito. É neste momento que devemos nos conscientizar de que estamos na direção errada. E sem dúvida as doenças e os problemas são instrumentos de Kami para nos mostrar o caminho de uma vida plena de alegria e felicidade, esse é o desejo profundo de Kami para nós. Portanto, devemos ter as doenças ou problemas, como expressão de Seu amor.

O ser humano em realidade possui em sua origem uma predestinação de atingir uma vida plena de alegria e felicidade, e ainda as predes­tinações individuais decorrentes do uso diário do espírito. Kami ensina que dos nós saem os brotos ou os problemas e as doenças,que são as flores do caminho. 

Para atingirmos essa vida plena de alegria e felicidade, precisamos acalmar nosso espírito quando ocorrem as doenças e os problemas, e também quando a nossa vontade não pode ser satisfeita. Miki Nakayama ensinou que a satisfação sincera ou Tanno é a atitude de aceitar as coisas ou fatos como são e não um mero conformar-se ou dar-se por vencido.

Para que nós possamos estabelecer esse espírito de satisfação sincera, devemos gravar no coração estas reflexões:
  • Que mesmo uma vida repleta de sacrifícios como a de Miki Nakayama, nos deixa um modelo de dedicação, cheio de gratidão e amor.
  • A consciência de que nosso corpo é um emprés­timo de Kami e os débitos de gratidão pelos favores divinos que recebemos.
  • Refletir sobre o nosso caminho passado, ter gratidão pelo que se é hoje.
  • Considerar a necessidade de hoje como a semente para o futuro.
Ao servirmos a Kami, natural­mente alcançaremos a limpeza dos nossos corações. Dedicando-nos a construção de um mundo de plena alegria e felicidade, como agradecimento por Sua benevolência em nossas vidas. E cada vez mais sentiremos nosso espírito irradiar a benevolência e as graças de Kami em direção a um destino brilhante.

Referências
A origem das doenças está no espírito. Tenrikyo do Brasil. Disponível em:<http://www.tenrikyo.org.br/home/doutrina/origem-das-doencas> Acesso em: 09 jun. 2013.
A origem das doenças está no espírito. Casa Missionária Tenrimar. Disponível em:<http://www.tenrimar.com.br/index.php?cod=detalhe&tipo=e&codigo=12> Acesso em: 09 jun. 2013.

2 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber se você também tem informação quanto a religião shugendo? gostaria de sanar algumas duvidas caso a resposta for sim.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço por seu comentário. E sim,conheço um pouco do Shugendo. E se puder lhe ajudo. Obrigado

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...