quinta-feira, julho 18

TORNAR-SE UM KAMI VIVO

"Todos me chamam de Kami, mas não sou eu apenas o Kami. Todas as pessoas poderão receber essa graça de Kami também.“ Konko Daijin
Konko Daijin ensinou que Kami é o universo, o espírito e a energia que flui pelas galáxias, planetas, na terra e nos seres vivos. E se refere a este espírito e energia, como o Kami do céu e da terra, ou abreviando como Kami. Este espírito dá origem as galáxias, as brilhantes estrelas , a beleza das flores na primavera e ao ritmo das batidas de nosso coração. É Kami quem sustenta e alimenta os ciclos da vida.

Muitos acreditam em Kami como um pai, o pai de toda a existência humana, a nos proteger e nos fornecer o que precisamos para crescer e desenvolver.  E outras em suas dúvidas, se perguntam: "Porque Kami se preocuparia com alguém tão pequeno e insignificante como eu?”.

Mas devemos ter em mente que Kami, mesmo tendo muitos filhos, os ama incondicionalmente, se preocupando com cada uma deles. E seu infinito amor nos rodeia, aceitando nossas desculpas, perdoando nossas falhas e permitindo-nos fazer pedidos que podem ser realizados.

Kami sempre vem nos pedir para Nele confiarmos, e ao fazê-lo, podemos abrir nossos olhos espirituais para as graças divinas que Ele tem para nos conceder nos desviando de problemas e sofrimentos.

Nós melhoramos nossas vidas e as das pessoas que estão ao nosso redor, ao mudarmos nossos corações com a orientação de Kami. Na sua prática de fé Konko Daijin sempre mantinha Kami em seu coração em todos os momentos e desse modo recebeu sabedoria, entendimento da vida e força interior.

Ao mergulharmos no coração de Kami seremos como uma gota de água mergulhando no oceano. Ao mergulhar no oceano, a gota da água absorve as qualidades presentes no oceano e assim deixa de ser apenas uma única gota de água, para agora participar da imensidão do oceano.

Konko Daijin ensinou que cada um de nós é capaz de se tornar um Kami vivo se desenvolver um coração que a tudo abraça, refletindo nas ações do dia a dia o brilho e a alegria que só a felicidade que vem de dentro pode nos dar.

Ao buscarmos esta paz em nós mesmos, sentimos o desejo de compartilhar de alguma forma no fim dos sofrimentos das pessoas ao nosso redor. E assim pensando nos aproximamos cada vez mais do desejo de Kami de que “Todas as pessoas poderão receber essa graça de Kami também”.

Konko Daijin ensinou que o significado de Kami vivo é:
 “Ser um Ikigami é ter Kami morando dentro de você."
 “É provável que a maioria das pessoas pense, não há nenhum modo absolutamente, que alguém como eu possa se tornar um Kami vivo!"
Quando dizemos coisas como, "eu não posso", "é impossível", e "nunca", nós fechamos a porta que está aberta e limitamos as graças de Kami em nossas vidas. Porém todos os seres humanos podem tornar-se Kami vivos, se focarem como meta principal a limpeza de seus corações das poeiras espirituais que escondem o seu brilho interior. E também ao servir a Kami em seu desejo de espalhar alegria e paz a todas as pessoas.

Assim, Konko Daijin vem nos ensinando a alcançar o mesmo nível de fé que ele próprio conquistou ao tornar-se um Kami vivo. Uma fé, cujo objetivo é o de treinar nossos corações para que qualquer que seja a situação, boa ou adversa, aceitemos com sentimento de gratidão e com mãos juntas orarmos por um coração de Wagakokoro.

Treinar a fé com perseverança deve ser a postura de toda pessoa que busca tornar-se um Kami vivo dentro do seu próprio coração. Pois ouvindo e vivendo os ensinamentos em sua vida as graças aparecerão sem sombra de dúvidas. Se entendermos isso e confiarmos também que Kami não erra em seus planos, o que nos espera são as graças que nos conduzirão a felicidade.

Referências
Shine From Within: An introduction to the Konko Faith. Brilho Interior: Uma introdução para a Fé Konko. Japan: Konkokyo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...