domingo, março 3

AS OITO POEIRAS ESPIRITUAIS

É uma metáfora para a maneira como procedemos em relação à vontade de Kami, são atitudes que mesmo se parecendo um pó muito fino, se acumula sobre o nosso espírito, nos dando a impressão de serem facilmente espanadas embora ao darmos as costas, voltem a se acumular logo após a limpeza.

Os ensinamentos são as providências concedidas para nos mostrar o caminho para uma vida plena de alegria e felicidade. E permitem limpar as poeiras espirituais em nossas vidas e que se acumulem na vida das outras pessoas.

As oito poeiras espirituais que precisam ser limpas, são:
Mesquinhez
Mesquinho é aquele que manifesta estreiteza de espírito e de visão; que, por falta de magnanimidade, age com avareza principalmente em situações onde generosidade seria indicada ou esperada. A avareza representa o medo de perder algo que possui. Uma pessoa avarenta tem dificuldade de abrir mão do que tem mesmo que receba algo em troca, tem cuidado com seus pertences como uma pessoa egoísta.

Cobiça
Um desejo forte, constante e insaciável. Desejo desmedido por poder, dinheiro, bens materiais, glórias, que pode acabar com as amizades por causa da obstinação em conseguir algo. É importante acalmar o espírito com a satisfação sincera, a atitude de aceitar as coisas e os fatos como são.

Ódio
É um sentimento de profundo desgosto, aversão, inimizade ou repulsão contra uma pessoa, coisa ou fato, assim como o desejo de evitar, ridicularizar ou destruir o outro. Ter aversão porque o outro cometeu um engano, detestar a pessoa unicamente por teimosia. Quando o outro faz uma boa ação, não comenta nada, mas quando comete um pequeno engano, divulga-o exageradamente e dá más referências.

Amor próprio
O amor próprio é o amor que as pessoas têm por si mesmas. Ao achar que deve ter seus desejos satisfeitos, sendo egoísta e pisando nos outros. E guardando mágoas e tristezas com as lembranças do seu passado. A pessoa deve limpar seu sentimento e não guardar raiva e rancor com a opinião alheia, ter disposição em perdoar e a coragem, confiança para recomeçar.

Rancor
É a primeira reação depois de ser prejudicado, ofendido ou envergonhado por alguém e querer devolver na mesma medida para o outro provar o que acabamos de sentir, na melhor das hipóteses, ou querer se vingar e machucá-lo, na pior das hipóteses. Nós devemos tentar compreender os acontecimentos levando em consideração as nossas próprias deficiências de conhecimento e capacidade.

Raiva
É um sentimento de ira, insegurança ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, porque alguém disse algo ou agiu de uma maneira e queremos impor a nossa própria forma de pensar, sem ouvir o que a outra pessoa tem a dizer. Com certeza, ter mais paciência e autocontrole diante das inseguranças e frustrações irá melhorar a nossa vida.

Ambição
É um sentimento negativo que se caracteriza pela vontade de possuir somente para si próprio tudo o que existe. É um egoísmo excessivo, direcionada à riqueza material, influência de pessoas com o objetivo de corromper e se deixar corromper, manipular e enganar. E ter um desejo desmedido tentando possuir aquela mulher, ou aquele homem, é outras formas de ambição.

Orgulho
É um sentimento exagerado de falta de humildade, acreditando ser melhor ou mais importante do que os outros. É alguém que não deseja ouvir os outros ou aprender algo de que não saiba, por achar que está em nível superior ao deles. Ter a humildade em admitir o próprio erro, mesmo que isto represente situação adversa, é digno e nos aproxima das outras pessoas.

Acumulamos no dia-a-dia as oito poeiras espirituais sem perceber dando origem as doenças e aos problemas. É neste momento que devemos nos conscientizar de que estamos na direção errada. E sem dúvida as doenças e os problemas são instrumentos de Kami para nos mostrar o caminho de uma vida plena de alegria e felicidade.

Referências
As Oito Poeiras. Tenrikyo do Japão. Disponível em:<http://www.tenrikyo.or.jp/por/?page_id=1276> Acesso em: 09 jun. 2013.
As Oito Poeiras Espirituais. Tenrikyo do Brasil. Disponível em:<http://www.tenrikyo.org.br/home/doutrina/poeiras-espirituais> Acesso em: 09 jun. 2013.
8 Poeiras Espirituais. Kyokai Seiki Brasil. Disponível em:<http://seikibrasil.blogspot.com.br/2010/07/8-poeiras-espirituais.html> Acesso em: 09 jun. 2013.
Yoboku handobukku.Yoboku's Guide to Tenrikyo. Japan: Tenrikyo Doyusha, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...